Estado ‘COACH’ – Your reality is a function of your state


O coaching generativo, desenvolvido por Stephen Gilligan e Robert Dilts, representa uma nova abordagem de mudança transformacional, que assenta no pressuposto de que a nossa realidade é uma função do nosso estado. Dito de outra forma, a capacidade de alguém criar conscientemente para si, realidades positivas, como por exemplo alinhar-se com a sua missão no mundo, criar um novo futuro, alterar padrões negativos que a limitam, ultrapassar obstáculos com origem no passado, entre outros, está diretamente relacionado com o seu estado – é um resultado desse estado.


O estado de alguém, depende do estado das suas mentes somática, cognitiva e de campo. A mente somática é a mente primitiva, a mente que está dentro do corpo, a mente mamífera, primária. Há todo um padrão de sabedoria na mente somática com a qual o indivíduo pode ou não estar conectado. A mente cognitiva é a mente lógica, analítica, linear, a mente “da cabeça”. Por seu turno, a mente de campo emerge através da nossa conexão e relacionamento com outros sistemas à nossa volta, pela tomada de consciência de que não há consciência apenas dentro de cada um de nós - existe também consciência ao nosso redor, no campo.


Em estados somáticos de baixo nível, em presença de padrões cognitivos rígidos, ou existindo falta de conexão com campos de recursos mais amplos não é possível ao indivíduo gerar realidades positivas pois o trabalho generativo está para além desse estado primitivo ou de ego fixo, apresentando-se como uma dança flexível entre os mundos lógicos e o mundo quântico.


Não é pois de estranhar que um dos primeiros passos do trabalho generativo seja o de promover no coach e no seu cliente, um estado que os autores designaram por estado COACH, e que apresenta as seguintes características:

Centered (centrado)Open (aberto)Aware (consciente)Connected (conectado)Holding (mantendo)


É a partir do desenvolvimento desse estado COACH, desse estado generativo, que se pode promover a descoberta, criação, enriquecimento, fortalecimento e elaboração de recursos para criar algo novo. É a partir desse estado de maior consciência do próprio e dos outros que se podem construir níveis mais elevados de realização e eficácia.

0 comments

Recent Posts

See All